FAQ | Cfc Ativa - Centro de Formação de Condutores

Perguntas Frequentes


1Posso iniciar o processo para obtenção da carteira nacional de habilitação antes de completar os 18 anos de idade?
Não. O art. 140 do Código de Trânsito Brasileiro exige alguns requisitos para se iniciar o processo à obtenção da CNH, dentre os quais o de ser penalmente imputável, condição esta que de acordo com o estabelecido pelo Código Penal, só se adquire aos 18 anos de idade.
2Quanto tempo demora para tirar a 1ª habilitação?
Em média de 30 a 60 dias para que sejam cumpridas todas as etapas legais.
3Quanto tempo demora para fazer uma adição de categoria A ou B?
De 20 a 40 dias para que sejam cumpridas todas as etapas legais.
4Quanto tempo tenho para concluir o processo depois de aberto?
Para 1ª habilitação o processo tem validade de 1 ano, para adição/mudança de categoria e renovação o processo vale por 5 anos.
5Qual a idade máxima para poder se Habilitar?
Não existe uma idade limite para que a pessoa possua uma Carteira de Habilitação, basta que ela seja aprovada em todos os exames obrigatórios.
6Quais são os documentos exigidos no ato da matrícula?
No ato da matrícula no CFC é necessário apresentar documento com identificação*, CPF e comprovante de residência do mês atual (conta de luz, de água, ou telefone). Nos casos em que o condutor já tiver a CNH a mesma deve ser apresentada.*Serão reconhecidos pelo DETRAN/RS os seguintes documentos de identificação pessoal:Carteira de identidade civil (RG); Carteiras expedidas pelos Comandos Militares; Carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos; Carteiras de órgãos de classe e fiscalizadores de exercício profissional, como ordens, conselhos, entidades (OAB, CRC, CRM, CRP, CRO, CREA, COREN, CRA...); Passaporte brasileiro, sendo que, para abertura de serviços de habilitação, deverá conter a filiação do requerente; Carteira do Trabalho com fotografia e assinatura digitalizadas; Permissão para Dirigir, Permissão Internacional para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitação.§ 1º Os documentos deverão estar com o prazo de validade vigente, exceto os previstos no inciso VIII deste artigo, quando apresentados para os serviços de habilitação.§ 2º Os documentos deverão conter a fotografia do identificado, sendo que poderão ser recusados se o tempo de expedição e/ou o mau estado de conservação impossibilitar a identificação.§ 3º Os documentos de identificação não poderão conter rasura, adulteração, replastificação ou abertura na plastificação.
7O que é e para que serve o RENACH?
RENACH é o Registro Nacional de Carteira de Habilitação. É um grande banco de dados que registra toda a vida do condutor de veículo, desde o seu “nascimento” como candidato até a sua habilitação. O RENACH possui uma arquitetura de bases distribuídas, composto de uma base nacional (DENATRAN) e das bases estaduais (DETRAN). Todas estas bases estão integradas e em comunicação constante.
8Quais são os Horários disponíveis para a realização do curso teórico?
Temos turmas pelo turno da manhã (08:00 às 11:30), tarde (14:00 às 17:30) ou noite (19:00 às 22:30)
9Quais são os Horários disponíveis para a realização do curso prático?
As aulas acontecem de segundas-feiras às sextas-feiras, das 07h às 21h40; e aos sábados, das 08h às 16h, conforme disponibilidade.
10Pode ser feito agendamentos de aulas (práticas e teóricas) por telefone?
Agendamento das aulas apenas pessoalmente ou pelo site através do acesso do aluno.
11Qual o local realizo os exames? Os exames são realizados no mesmo dia?
O exame psicotécnico e exame médico pode ser feito no mesmo dia do cadastro, já o exame de legislação é realizado após ter concluído às 45 horas de aula teórica e o exame prático após ter concluído as 20 horas de aula prática na categoria.
12O que acontece se eu reprovar em algum exame (prático/teórico)?
A reprovação em qualquer exame necessário à obtenção da habilitação acarreta em necessidade de pagamento de nova taxa referente aos serviços que serão prestados novamente pelo DETRAN e pelo Centro de Formação de Condutores e somente poderá refazê-lo decorridos 15 dias após o exame que foi considerado inapto.
13Havendo interesse em agilizar o processo de obtenção da CNH,quantas horas aula é possível realizar no mesmo dia?
No curso teórico é possível realizar até 10 horas/aula por dia. Com relação as aulas práticas, são permitidas até 3 horas/aula por dia, respeitando um intervalo de 50 minutos entre a 2a e a 3a hora/aula.
14Quando termina o prazo da permissão para dirigir o que devo fazer?
Você deverá se dirigir a um Centro de Formação de Condutores para pedir a Carteira Definitiva e pagar a taxa de expedição da mesma.
15A carteira provisória pode ser usada em todo território nacional?
Sim, a carteira provisória é igual à definitiva, salvo que o condutor não pode ter nenhuma multa grave ou gravíssima ou ser reincidente em média no período enquanto estiver com a carteira provisória.
16Qual o prazo de entrega da CNH?
Após realização de todos os exames, a CNH será entregue no endereço do CFC no prazo de 5 dias úteis. A data poderá sofrer alterações devido ao atraso da emissão na gráfica ou entrega dos CORREIOS.
17O que acontece se eu não renovar minha Carteira de Habilitação?
O condutor perde o direito de dirigir, enquanto sua situação não for regularizada.
18Qual o prazo que tenho para continuar usando minha CNH após vencimento?
De acordo com o disposto no inciso V do art. 162 do Código de Trânsito Brasileiro, o prazo é de trinta dias após vencimento.
19Posso parcelar minha renovação?
A renovação não pode ser parcelada e pode ser paga direto no CFC desde que seja em dinheiro ou débito do banricompras.
20O que é CNH Digital?
A CNH-e ou CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, instituída pela Resolução CONTRAN nº 598/2016 e suas alterações. Tem o mesmo valor jurídico da versão impressa do documento de habilitação e pode ser acessada a partir de um aplicativo, ela armazena todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, garantindo autenticidade ao documento.
21O documento de habilitação impresso deixará de valer?
Não. A CNH poderá ser utilizada/apresentada tanto na forma eletrônica quanto na forma impressa.

Ficou com Dúvida?

Entre em Contato