A importância da direção defensiva no período de final de ano | Cfc Ativa - Centro de Formação de Condutores

A importância da direção defensiva no período de final de ano

A importância da direção defensiva no período de final de ano

Com o final do ano trazendo as esperadas festas de Natal e Ano Novo, além de feriados que proporcionam viagens de lazer, dados de órgãos de segurança no trânsito apontam que o número dos acidentes de trânsito, incluindo os com vítimas fatais, tem seu ápice no mês de dezembro.

A segurança no trânsito neste período do ano merece atenção especial. É necessário redobrar os cuidados ao conduzir veículos, pois o movimento nas estradas aumenta e, apesar de ser uma prática criminosa, depois das festividades muitas vezes alguns condutores não estão aptos para dirigir por conta do consumo de álcool. É importante estar atento ao perigo e saber se manter em segurança.

A principal causa dos acidentes nessa época do ano são os erros humanos. As estatísticas do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) indicam que entre eles estão os acidentes causados por uso do celular ao volante, excesso de velocidade e imprudência nas ultrapassagens, além de uso de substâncias que alteram a percepção do condutor.

Algumas dicas para garantir mais segurança no trânsito, em especial no mês de dezembro, são:

Antes de sair para viajar com a família, garanta que o veículo está em boas condições agendando uma revisão especializada. Além disso, verifique a situação das estradas através de aplicativos ou consulte informações com a Polícia Rodoviária Federal para descobrir trajetos seguros. Se a viagem for longa, realize paradas de descanso para alongar-se e fazer um lanche, evitando refeições pesadas. Ao transportar crianças, utilize cadeirinhas infantis de acordo com a idade e tamanho da criança.

Além dessas dicas, sempre respeite as leis de trânsito, principalmente em relação à velocidade, ultrapassagens, uso do cinto de segurança e jamais consuma bebidas alcoólicas antes de dirigir.

É um dever e uma obrigação de todo motorista praticar uma direção defensiva para garantir mais segurança no trânsito e assegurar a vida de todos aqueles que permeiam a via. Aproveite as festas e viagens de fim de ano com segurança!

× Como podemos te ajudar?