Aprenda com o CFC Ativa: infrações | Cfc Ativa - Centro de Formação de Condutores

Aprenda com o CFC Ativa: infrações

Aprenda com o CFC Ativa: infrações

Quem é ou já foi nosso aluno aqui no CFC Ativa já sabe: as infrações de trânsito podem variar entre leves, médias, graves e gravíssimas, e dependem da gravidade da conduta para serem classificadas.

As infrações leves resultam na pena de 3 pontos na CNH, além de multa ao motorista infrator, e entre elas estão utilizar luz alta dos faróis em vias com iluminação pública, conduzir o veículo sem os documentos de porte obrigatório, manter o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor desatualizado, entre outros.

Já as infrações médias resultam em quatro pontos na CNH e multa de maior valor que a infração leve, e além destas, as infrações médias também resultam em medidas administrativas ao condutor ou ao veículo. Algumas das infrações médias são ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível, estacionar impedindo a movimentação de outro veículo ou em local de embarque/desembarque de passageiros de transporte coletivo, dirigir o veículo usando calçado que comprometa a utilização dos pedais, dirigir com apenas uma das mãos, entre outras.

As infrações de natureza grave resultam em cinco pontos na CNH e multa ao motorista infrator e medidas administrativas, e algumas das infrações graves são: não usar o cinto de segurança, deixar de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade, estacionar ao lado de outro veículo em fila dupla, desobedecer às ordens da autoridade de trânsito, transitar em velocidade entre 20% até 50% superior à máxima permitida na via e outras.

As infrações de natureza gravíssima têm, além do valor da multa, dos pontos na carteira e das medidas administrativas, a possibilidade de suspensão da habilitação ou o fator multiplicador, no qual o valor da multa aumenta de acordo com a gravidade da infração. Dirigir o veículo sem possuir habilitação ou com habilitação cassada/suspensa, sem usar lentes de contato, óculos ou aparelho de audição, caso a  necessidade esteja registrada na habilitação, dirigir sob a influência de álcool, recusar-se a ser submetido a teste do bafômetro, estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, avançar o sinal vermelho ou parada obrigatória e conduzir motocicleta sem usar capacete são algumas das infrações gravíssimas.

Todas as informações de infrações e suas penalidades estão disponíveis em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm

× Como podemos te ajudar?