Semana Nacional do Trânsito: faça a sua parte. Nós fazemos a nossa. | Cfc Ativa - Centro de Formação de Condutores

Semana Nacional do Trânsito: faça a sua parte. Nós fazemos a nossa.

Semana Nacional do Trânsito: faça a sua parte. Nós fazemos a nossa.

Com a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, é nosso dever reforçar práticas de segurança no trânsito e promover a conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros quanto à prevenção de acidentes.

No brasil, um dos países com maior incidência de acidentes de trânsito, os números são alarmantes: conforme a OMS, Organização Mundial da Saúde, a cada doze minutos uma pessoa morre em decorrência de acidentes no trânsito. A idade dos envolvidos também causa comoção: a maioria dos acidentes faz vítimas entre 15 e 39 anos, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

De todos esses acidentes, a informação mais chocante vem a seguir: você sabe quantos deles são causados por falha humana?

90%.

Quase todos os acidentes são causados por desatenção, desrespeito às leis ou falta de conhecimento no trânsito.

Para que os números comecei a mudar, é necessário primeiro que cada um comece a mudar a forma de pensar e se comportar no trânsito.

Pedestre, faça a sua parte: respeite as sinalizações, atravesse no lugar adequado e seja consciente.

Condutor, faça a sua parte: não consuma bebida alcoólicas antes de dirigir, não faça uso de substâncias ou medicamentos que alterem a capacidade de concentração, utilize o sinto de segurança, mantenha o seu veículo em dia, respeite pedestres, ciclistas e outros condutores, não se envolva em discussões no trânsito, respeite as regras e sinalizações do trânsito, jamais utilize o celular enquanto dirige e esteja sempre atento.

Ciclista, faça a sua parte: respeite a sinalização, mantenha a distância adequada de veículos, utilize equipamentos de segurança, esteja sempre atento ao seu redor e opte por vias destinadas ao trânsito de bicicletas.

No CFC Ativa, focamos na segurança ao dirigir relacionada às leis de trânsitos e boas práticas na direção. Nós fazemos a nossa parte, faça a sua também!

× Como podemos te ajudar?