6 INFRAÇÕES QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA QUE EXISTAM | Cfc Ativa - Centro de Formação de Condutores

6 INFRAÇÕES QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA QUE EXISTAM

6 INFRAÇÕES QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA QUE EXISTAM

Ao falar em multa de trânsito, é provável que você imagine infrações como excesso de velocidade, dirigir embriagado ou falando ao celular, certo? Porém, existem muitas atitudes que, muitas vezes, não sabemos que podem gerar multa. Confira abaixo 6 infrações que talvez você não saiba que existam:

1. Buzinar muito forte e por tempo prolongado

De acordo com o artigo 227 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), usar a buzina muito forte e por tempo prolongado é proibido. Ou seja, você só pode buzinar em situação de advertência a condutor ou pedestre e de forma breve. Além disso, é proibido buzinar entre as 22h e 6h, assim como em locais e horários indicados por sinalização. O não cumprimento pode gerar multa e três pontos na CNH.

2. Não usar a seta

Quando for realizar qualquer manobra com o seu veículo, você deve indicá-la com antecedência através da luz de direção do carro ou usar o braço para fazer gestos. O art. 196, cap. XV, do CTB prevê infração grave e penalidade de multa para condutores com essa conduta.

3. Jogar objetos pela janela na via

Descartar lixo ou qualquer outro objeto pela janela do veículo em movimento é considerado uma infração de trânsito média e o condutor perde quatro pontos na carteira, além da multa. Mesmo que o passageiro tenha jogado, é o motorista quem arca com as consequências, afinal, o veículo e todos os que o ocupam são de sua responsabilidade.

4. Andar com o veículo no ponto morto

Descer com o veículo desengatado, ou seja, no ponto morto, na tentativa de economizar combustível não é permitido. Andar em ponto morto pode gerar acidentes, pois quando o veículo está com a marcha desengatada, leva mais tempo tanto para diminuir a velocidade quanto para parar totalmente. A infração é média e pode gerar multa e retenção do veículo, segundo o artigo 231 do CTB.

5. Dirigir com som alto

O volume do som automotivo acima do permitido por lei é considerado poluição sonora, portanto, circular pelas vias públicas com o som do carro a uma altura maior do que 80 decibéis é uma infração grave e pode render ao condutor multa e perda de cinco pontos na carteira.

6. Dirigir com calçados inadequados

Você deve usar calçados que firmem nos pés e não atrapalhem a utilização dos pedais. Dispense os chinelos para evitar uma infração média com penalidade de multa.

Viu como é importante estar sempre atualizado sobre as normas de trânsito estabelecidas pelo CTB? Por isso, informe-se sempre que possível sobre infrações de trânsito para você evitar dores de cabeça!

× Como podemos te ajudar?