PÂNICO DE DIRIGIR? CONFIRA 5 DICAS PARA VENCER O MEDO | Cfc Ativa - Centro de Formação de Condutores

PÂNICO DE DIRIGIR? CONFIRA 5 DICAS PARA VENCER O MEDO

PÂNICO DE DIRIGIR? CONFIRA 5 DICAS PARA VENCER O MEDO

5 dicas para perder o medo

Se você tem pânico de dirigir, saiba que não está sozinho: o medo é muito comum em pessoas de várias idades. Alguns receios são até mais específicos, como subir ladeiras, tirar o carro da garagem ou dirigir na estrada.

Você já deve ter notado alguns sintomas que surgem quando você precisa encarar o volante, como ansiedade, suor em excesso, mãos trêmulas ou pernas bambas. Porém, não se preocupe, é possível vencer o medo e conquistar sua autonomia no trânsito! Confira 5 dicas para perder o pânico de dirigir:

  • Selecione seu carona: um dos primeiros passos é certificar-se de que a pessoa no carona vai apoiar, incentivar e ajudar você a superar o medo, não podendo deixá-lo com mais medo ou desmotivado. O lema é: se não for ajudar, não atrapalhe!
  • Faça treinos curtos: saia para praticar em dias mais calmos, como uma manhã de domingo. Pegue o carro e dê uma volta na quadra sem preocupar-se com o tempo ou perfeição em executar essa tarefa. Leve uma garrafinha de água para acalmar-se. Se você errar, é essencial não entrar em pânico: continue tentando.
  • Consulte um psicólogo: o acompanhamento de um psicólogo pode ser fundamental para você controlar o medo e aprender a lidar com as emoções que surgem ao dirigir.  O mais indicado é que se busque a Terapia Comportamental Cognitiva.
  • Se necessário, faça mais algumas aulas de direção: mesmo que você já tenha a CNH, não há problema em realizar mais algumas aulas se você se sente melhor e mais confiante com um instrutor ao seu lado! Dessa forma, você realiza as manobras que mais têm medo com um profissional capacitado ao seu lado.

Pronto para a mudança? Lembre-se: para vencer o medo, é essencial que, acima de tudo, você foque na autonomia que ganha, na qualidade de vida e também na liberdade para ir e vir a hora que quiser e onde quiser

× Como podemos te ajudar?